Como Divulgar Online

Comemorando mais de 500 inscritos no meu canal no Youtube, eu decidi gravar uma aula gratuita com os 7 passos para criar e divulgar um e-book, que é uma das estratégias de marketing digital mais usadas no momento.

O E-book funciona como uma isca digital – certamente, se você navega pela internet em busca de informações, você já se deparou em algum site que dizia algo do tipo “coloque seu e-mail e receba um e-book gratuito” – ou seja, isto nada mais é do que uma isca para capturar o e-mail do lead (o seu e-mail muitas vezes).

O objetivo de capturar o e-mail da pessoa é poder criar um relacionamento com ela, atraindo esse lead para o funil que conduzirá o potencial cliente para a compra do seu produto ou serviço.

Dito isto, vamos ao que interessa…

7 passos para divulgar um e-book

Você vai conferir a seguir os 7 passos por escrito, que na verdade é um resumo do vídeo que você vai ver no final deste post. Então, vamos lá!

Passo 1. Definir o tema

O primeiro passo para criar um e-book é pensar no tema. Sobre o que o seu e-book vai tratar e para quem ele vai falar? Não adianta você escrever um e-book sobre artesanato e tentar atrair empresários em grupos de negócios…

O tema do seu e-book deve ser atrativo e conter informações valiosas que irão gerar valor para o lead. Uma maneira de criar e-books facilmente é listar tópicos sobre determinada área e a partir daí escrever o conteúdo. Por exemplo, este post daria um e-book pois eu listei os 7 passos e poderia, em cada página do e-book, falar sobre um passo diferente.

Passo 2. Criar o e-book

A partir do momento que você definiu o tema, escreva o conteúdo em algum documento texto, como por exemplo o Google Docs ou até mesmo no Bloco de Notas. Depois utilize um software de diagramação para dar uma cara bonita para seu e-book.

Eu uso atualmente o Canva.com, que é um site na nuvem para criação de material digital (desde posts para Facebook até apresentações), ele possui muitos recursos gratuitos, ilustrações, fontes para deixar seu texto atrativo e muito mais.

Passo 3. Jogar na nuvem

Depois de finalizar a criação e edição do Ebook, você deve disponibilizado na nuvem para que as pessoas possam fazer o download. Muita gente pergunta – mas que raio de nuvem é essa? A nuvem nada mais é do que um termo digital para se referir a um servidor, ou seja, uma espécie de computador que armazena e disponibiliza dados na internet.

Alguns sites oferecem esse serviço e existem opções pagas e gratuitas. Eu utilizo o Google Drive, pois ele é gratuito e possibilita liberar o e-book sem a necessidade da pessoa fazer login, ou seja, criar uma conta no Google para poder acessar.

Outra maneira de disponibilizar o e-book é usar seu próprio sistema de e-mail marketing, como o Lead Lovers, mas é um pouco mais avançado. No Google Drive é só jogar o e-book lá e depois compartilhar o link no e-mail.

Passo 4. Configurar máquina

Máquina é um termo digital para funil de vendas e outras ferramentas disponíveis no LeadLovers para você poder capturar e organizar os leads em diversas etapas diferentes.

Dentro deste quarto passo é necessário configurar o primeiro e-mail do funil, que será o e-mail de confirmação, ou seja, assim que a pessoa coloca o e-mail dela para receber o e-book no formulário, este primeiro e-mail leva a pessoa a clicar no link para poder fazer o download. Feito isto, a pessoa “confirma” a veracidade daquele e-mail e, portanto, você tem certeza de que a pessoa usou aquele e-mail verdadeiramente.

Após ela clicar e confirmar, o lead é transferido automaticamente para outro funil – o funil de relacionamento – que pode ser uma série de conteúdos exclusivos para quem baixou o e-book.

Passo 5. Configurar captura

Depois de configurar a máquina para enviar adequadamente a sequência de e-mails, você deve configurar o meio para que as pessoas possam chegar até o formulário e colocar o ebook.

Essa página de captura deve ser atraente, chamativa e objetiva. Não coloque nada além do necessário – uma headline, uma descrição breve e o formulário de captura em si. Veja um exemplo aqui.

Passo 6. Testar a captura

Após fazer a configuração e criar a página de captura, você deve obviamente testar se está tudo funcionando. Não há nada pior do que receber e-mails errados, que não funcionam. Isso acabará com sua credibilidade. Use um e-mail alternativo para fazer esse teste.

Passo 7. Divulgar

O último passo é divulgar, óbvio! Não adianta realizar os passos anteriores e achar que o mundo inteiro vai se cadastrar. Faça sua parte, divulgue exaustivamente através de vídeos no Youtube, Link na Bio do Instagram, Faça lives convidando as pessoas para acessarem o link, etc.

Existem várias maneiras, encontre a sua e divulgue o link de captura. Se você quiser se aprofundar mais e mais em Como Divulgar Online, conheça meu treinamento acessando aqui… Nele você vai encontrar várias ferramentas, dicas e conteúdos, e poderá acessar sempre que precisar.

Agora que você já sabe a teoria, vamos para a aula prática. Lembrando que eu uso o LeadLovers e você pode acessá-lo aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=xDk4O0ieA2U